CAROÁ

Conheça mais:

O que é o negócio

A Caroá é uma cooperativa de jovens empreendedores rurais do semiárido cearense que luta pela permanência no campo por meio da agricultura sustentável e agroecológica.

Cidade

São Gonçalo do Amarante - CE

Ano de fundação

2014

Tipo de organização

Cooperativa

Play Video

Ano de investimento da SITAWI

2020

Valor captado

R$320.000

Número de investidores

35

Desafios, soluções e impacto

A Caroá surgiu com a missão de contribuir com a permanência de jovens agricultores no meio rural por meio do empreendedorismo. Tem raízes no Programa Jovem Empreendedor Rural, que capacitou um grupo de jovens com aulas sobre cooperativismo, agricultura familiar e comercialização. O grupo identificou uma lacuna na produção e comercialização na região e decidiu reunir jovens produtores para pensar como acessar novos mercados. Assim, a cooperativa nasceu com o objetivo de comercializar e fortalecer a agricultura familiar na região.

A Caroá visa ampliar a participação de jovens no cotidiano da produção agrícola e elevar a produtividade e rentabilidade das atividades nas pequenas e médias propriedades da região.

Alcance do impacto

Mais de 30 associados que comercializam dezenas de variedades de verduras, frutas e legumes.

Profundidade do impacto

A Caroá amplia a capacidade comercial dos associados, gerando renda para jovens agricultores rurais e contribuindo com a conservação da caatinga.

Vertical de impacto

Agricultura familiar

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)