COMARU

Conheça mais:

O que é o negócio

A COMARU é uma cooperativa de extrativistas que atua na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru, coletando, beneficiando e comercializando a castanha do Brasil.

Cidade

Laranjal do Jari - AP

Ano de fundação

1992

Tipo de organização

Cooperativa

Play Video

Ano de investimento da SITAWI

2021

Valor captado

R$ 320.000

Número de investidores

49

Desafios, soluções e impacto

A Cooperativa Mista dos Produtores Extrativistas do Rio Iratapuru (COMARU) é uma cooperativa de extrativistas que comercializa castanha do Brasil, principal produto florestal não madeireiro da Amazônia. Localizam-se na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do rio Iratapuru na cidade de Laranjal do Jarí, no Amapá.  

Criada em 1992, a cooperativa é fruto da união de castanheiros do rio Iratapuru com mais de 50 anos de experiência, para organizar a venda de seus produtos e aumentar o poder de negociação com os clientes. A COMARU se propõe a fortalecer comercialmente a região, a promover o protagonismo e a autonomia dos povos da Amazônia, e acredita que a produção e o comércio devem estar sob domínio de quem respeita e entende a floresta de forma sustentável.

Alcance do impacto

Mais de 90 cooperados e mais de Com a cooperativa, os castanheiros aumentaram em mais de 3x sua renda, o que contribui para a conservação de mais de 800 mil hectares da floresta amazônica. impactadas.

Profundidade do impacto

Com a cooperativa, os castanheiros aumentaram em mais de 3x sua renda, o que contribui para a conservação de mais de 800 mil hectares da floresta amazônica.

Vertical de impacto

Cadeias produtivas da sociobiodiversidade

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)