COOPSERTÃO

Conheça mais:

O que é o negócio

A Coopsertão é uma cooperativa de produtores do ramo agropecuário da Agricultura Familiar, constituída por produtores rurais, adeptos de sistema de produção agroecológicos.

Cidade

Pintadas - BA

Ano de fundação

2008

Tipo de organização

Cooperativa

Play Video

Ano de investimento da SITAWI

2019

Valor captado

R$ 158.000

Número de investidores

49

Desafios, soluções e impacto

A Cooperativa Ser do Sertão (Coopsertão) surgiu de um projeto conduzido por jovens da região de Pintadas/BA com o objetivo de mapear a produção e o consumo locais, e do projeto Adapta Sertão, que identificou e implementou tecnologias de adaptação às mudanças climáticas na produção local. Atua na produção de leite, hortifrúti e beneficiamento, bem como no comércio da produção dos associados em mercados institucionais, privados e feiras livres. Sua missão é “promover o fortalecimento da agricultura familiar por meio do cooperativismo, com práticas agroecológicas e profissionalização das unidades produtivas”. Seus principais objetivos são fomentar a prática da agricultura e da pecuária agroecológica sustentável, contribuir com assistência técnica e extensão rural e prestar serviços aos cooperados.

Alcance do impacto

+250 associados e +700 propriedades visitadas em programa de promoção do protagonismo de mulheres na produção agrícola.

Profundidade do impacto

A cooperativa garante estabilidade na renda de famílias com produção intermitente, além de praticar preços acima da média do mercado.

Vertical de impacto

Agricultura familiar

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)