TUCUM

Conheça mais:

O que é o negócio

A Tucum atua na valorização das culturas indígenas, suas artes e sua luta, gerando renda para populações indígenas e tradicionais do Brasil por meio de um marketplace de produtos artísticos.

Cidade

Rio de Janeiro/RJ

Ano de fundação

2012

Tipo de organização

Organização privada

Play Video

Ano de investimento da SITAWI

2020

Valor captado

R$ 133.000

Número de investidores

27

Desafios, soluções e impacto

A Tucum busca valorizar e promover a arte das populações indígenas e tradicionais do Brasil, gerando renda para suas comunidades. Seu propósito é promover artistas indígenas que vivem nas florestas e no cerrado, em aldeias ou nas cidades, produzindo incontáveis riquezas para a humanidade através de suas culturas.

A organização assessora organizações indígenas na estruturação da cadeia produtiva do artesanato, no desenvolvimento de seus negócios, além de atuar como parceira comercial na venda de produtos. Com isso, a Tucum estimula a autonomia e a valorização da cultura e da luta dos povos indígenas.

A rede de parceiros da Tucum tem mais de 2.400 artesãs e artesãos de 86 povos indígenas e comunidades tradicionais, de diferentes estados do Brasil.

Alcance do impacto

+2 mil artesãos

+85 comunidades tradicionais envolvidos.

Profundidade do impacto

A Tucum promove o aumento da renda nas comunidades envolvidas, contribuindo com a conservação de 32 milhões de hectares de florestas.

Vertical de impacto

Cadeias Produtivas da Sociobiodiversidade

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)